O site da Ubisoft foi hackeado deixando a mostra os dados de usuários incluindo nomes e senhas encriptadas. A companhia lançou a confirmação na quinta-feira confirmando que o banco de dados havia sido acessado ilegalmente, e então uma investigação começou. Entretanto, nenhum dado de cartão de crédito ou outros detalhes de pagamento são guardados no site da Ubisoft(www.ubi.com). A companhia que lançou Assassin's Creed e Far Cry 3 pediu que aos usuários para que trocassem suas senhas.
A princípio foi relatado que o hack originou-se no Uplay, uma biblioteca digital e distribuidora de serviços para jogos originalmente baixados. Porém, a afirmação confirma que a Uplay não foi afetada. Esta não foi a primeira vez que a Ubisoft esteve na mira de ataques cibernéticos.
Em abril, o site de notícias Gameranx relatou que programas piratas controlaram as descobertas de vulnerabilidade no launcher da Uplay, usado para acessar o jogo Far Cry 3: Blood Dragon, lançando o código em sites de torrent. Todo o tempo, a Ubisoft relatou: "Nos estamos cientes dos problemas e estamos trabalhando para resolver isto o mais rápido possível. Nenhum dado pessoal foi comprometido.".
Página Hackeada do site da Ubisoft |
Em julho, uma maior vulnerabilidade de segurança foi descoberta na extensão do Uplay para navegadores, que abria um vírus no sistema do usuário. A Ubisoft rapidamente consertou com uma atualização, e lançou uma nota que afirmando que os problemas haviam sido resolvidos.
A segurança de dados está se tornando mais que um problema por toda a parte da indústria de jogos, enquanto as companhias vendem de forma digital, tentando evitar a venda de forma física.
Em janeiro, A Sony Computer Entertainment Europe foi multada em £250.000 (em torno de R$ 864.637,30) depois do hack em 2011 na Playstation Network que deixou milhões de dados dos consumidores em perigo. Um mês depois, os servidores da Nintendo foram hackeados, entretanto a companhia afirmou que nenhum dado pessoal de consumidores foram acessados. Em março, um erro foi descoberto no serviço online da Electronic Arts, a Origin, que fez com que hackers colocassem códigos maliciosos no download dos jogos.
Alguns jogos desenvolvidos pela Ubisoft |
A Ubisoft criou um tópico no fórum para consumidores que tenham perguntas sobre segurança. Ironicamente, a companhia está atualmente trabalhando em um novo jogo, Watch Dogs, em que hackear é uma das bases do jogo. A equipe de desenvolvimento diz que contratou um profissional do Kaspersky Lab para garantir a repressão de hackers, caso necessário.
Fonte: The Guardian
Nenhum comentário on "Ubisoft hackeada: Usuários são alertados para trocarem suas senhas"